Cristãos temem aumento da perseguição em meio à crise na Venezuela

  • 31/07/2024
Cristãos temem aumento da perseguição em meio à crise na Venezuela
Cristãos temem aumento da perseguição em meio à crise na Venezuela (Foto: Reprodução)

A reeleição de Nicolás Maduro no último domingo causou desconfiança de eleitores e políticos internacionais e conflitos na Venezuela

De acordo  com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro recebeu 51,2% dos 21 milhões de votos. Esse resultado garante a continuidade do projeto político iniciado há 25 anos pelo falecido Hugo Chávez.

Alguns pastores venezuelanos afirmaram que há casos de igrejas apoiando abertamente o governo e até mesmo induzindo os membros a votar em seus candidatos em troca de benefícios pessoais.  

No entanto, líderes cristãos como Adelina* se decepcionaram com o resultado da eleição. "Sentimos tristeza, decepção, traição e desânimo. Pior ainda é a incerteza, comparando com o futuro incerto dos irmãos e irmãs em Cuba".

Nas redes sociais, outros pastores venezuelanos manifestaram o descontentamento: "Dá-nos a tua paz incomparável, Senhor, renova as nossas forças, inunda-nos de silêncio e descanso em cada coração venezuelano. Em ti está a nossa esperança", publicou um líder cristão.

Embora as consequências da reeleição ainda sejam incertas, muitos temem que a repressão aumente contra aqueles que não votaram no presidente reeleito. 

"Não sabemos se eles vão tomar algum tipo de represália contra o povo porque sabem que uma grande porcentagem dos votos foi dada à oposição", desabafa Adelina.

O medo da perseguição aos cristãos aumentar na Venezuela tem motivada muitos a pensar em deixar o país. 

Uma pesquisa realizada pela Meganalisis e publicada em abril mostra que pelo menos 44,6% da população venezuelana consideraria emigrar se o presidente Maduro ganhasse um terceiro mandato. 

Fabrício* é um cristão local que teme pelo futuro da nação. “Acho que a expectativa e essa sensação de não saber o que vai acontecer é terrível".

A perseguição na Venezuela

A Venezuela é o 67º colocado na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão. Pastores, líderes de igrejas e grupos e organizações cristãos não podem falar sobre corrupção e nem violações de direitos humanos pois serão acusados de criticar e se opor ao governo.  

Por consequência, as igrejas e instituições cristãs enfrentam ameaças, ataques, difamação, vigilância e censura, e os membros podem ser presos e terem os acessos negados a serviços públicos, alimentação e cuidados médicos.

*Nomes alterados por segurança.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/cristaos-temem-aumento-da-perseguicao-em-meio-crise-na-venezuela.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes